Gastronomia

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019, 12:38

Tamanho do texto A - A+

Festival do Chocolate terá oficinas gratuitas de culinária

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Divulgação

festival do chocolate

 

Oficinas gratuitas de culinária fazem parte da programação da 4ª edição do Festival do Chocolate de Mato Grosso, que acontece entre os dias 26, 27 e 28 de julho no Sesi Papa em Cuiabá. As atividades serão conduzidas Sesi, pelo Senai e pela Universidade de Cuiabá (Unic), em uma estrutura montada no local do evento.

Na sexta e no domingo, serão oferecidas duas oficinas, entre 18h às 19h30, e das 20 às 21h30. Já no sábado a oficina de técnicas do preparo do chocolate será realizada das 18h às 19h30.

O coordenador das oficinas do Sesi/Senai, Marlon Carlos Menezes, comenta que serão realizadas aulas de técnicas de preparo do chocolate, ministradas por alunos do curso técnico de confeitaria do Senai para turmas de 30 pessoas. O intuito, segundo ele, é demonstrar técnicas de temperagem de chocolate nobre, preparo de arabescos de chocolate para decoração, preparo de bombons maciço com o chocolate temperado e decoração de cupcake. “Também vamos falar sobre o chocolate, a importância da temperagem e os métodos utilizados”.

O Festival do Chocolate de Mato Grosso é idealizado e organizado por Zilda Castanho e além das oficinas com chocolate, terá oficinas voltadas para alimentação saudável que serão conduzidas pelo Sesi. No sábado, das 17 às 18h30, os participantes vão aprender a preparar brigadeiro de mandioca e suco da horta. Das 19h às 20h30, as receitas são de petit four de aveia e chá de gengibre e uva. Finalizando a programação do dia, das 21h às 22h30, os alunos vão conhecer o bolo preguiça e o shake energético.

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte do Festival do Chocolate, um evento que é feito para a família mato-grossense. Além do espaço físico do evento, o Sesi, por meio do Cozinha Brasil, realizará oficinas gratuitas para a população com receitas para uma alimentação mais saudável. Já o Senai Cuiabá participará com a oficina de manuseio e técnicas no preparo do chocolate, desde a temperagem, até a fabricação de bombons e decoração de cupcakes”, pontua a diretora do Senai e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun.

Já a Universidade de Cuiabá (Unic), por meio do curso de Gastronomia, vai oferecer oficinas de três receitas, ministradas pelo professor Justino Neto, sob a coordenação dos professores Carlos Henrique Miranda e Anna Pinho. Todos os dias duas oficinas serão ofertadas, sendo uma para o público infantil, das 18 às 19h, e a outra para os adultos, das 19h30 às 20h30.

Os participantes vão aprender a preparar Cupcake de chocolate com recheio trufado, brigadeiro e tartelett de brigadeiro. “As receitas são as mesmas para os dois públicos, o que muda é o grau de dificuldade. Nosso objetivo é desenvolver oficinas práticas gratuitas, aproximando os públicos adulto e infantil do universo da gastronomia”, explicou Carlos Henrique.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei