Capacitação

Sábado, 30 de Novembro de 2019, 07:31

Tamanho do texto A - A+

Capacitação

Fundação Pró-Sementes realiza treinamento de responsáveis técnicos em produção de sementes

Por: Pauta Pronta

A Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa promoveu uma capacitação técnica na produção de sementes, no dia 27 de novembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Com a participação de mais de 100 pessoas ligadas ao setor, o curso tem o objetivo aprimorar o conhecimento e consequentemente a qualidade dos serviços prestados aos produtores e usuários de sementes.

No evento foram analisados e discutidos temas atuais e pertinentes relacionado a legislação e a produção de sementes no Centro-Oeste. O diretor administrativo da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien destacou a importância deste tipo de treinamento realizado em todo o Brasil. “Nosso objetivo com este evento é capacitar os produtores de sementes e os responsáveis técnicos para a obtenção de sementes de alta qualidade, para se aprovar lotes que a qualidade desejada que é o objetivo final de todo produtor de sementes. A Fundação trabalha com certificação de sementes, capacitação profissional, licenciamento de cultivares”, disse.

O treinamento teve uma carga horária de oito horas e tem como público alvo profissionais do agro, estudantes e responsáveis técnicos (engenheiros agrônomos e florestais) que atuam na área de produção e comercialização de sementes. O responsável pela coordenação de certificação da Pró-Sementes, Jonas Farias Pinto explicou a dinâmica da capacitação. “Nós falamos sobre as competências do responsável técnico na produção de sementes, envolvendo desde os processos de credenciamento do profissional engenheiro agrônomo junto ao Mapa, como também todos os documentos relativos as inscrições, aos beneficiamentos e até a comercialização das sementes. Pois temos uma legislação bem complexa, onde o RT tem que estar bem atento as responsabilidades a ele pertinentes, desde o recebimento das sementes até a emissão da nota fiscal lá na outra ponta do processo”, explica.

Com a participação expressiva de responsáveis técnicos de todas as regiões do estado, o conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Marcelo Capelotto também foi um dos palestrantes do dia focando nos temas “Legislação profissional e ART”. “Destacamos a importância de como a anotação de responsabilidade técnica pode auxiliar o profissional e o contratante, mostramos também alguns modelos de preenchimento de ARTs para produção de sementes e falamos do livro de ordem que é um item obrigatório para a produção de sementes e nada mais é que um histórico do trabalho do profissional dentro deste serviço ou obra que ele está realizando”, concluiu.

O treinamento de responsáveis técnicos em produção de sementes contou com a parceria da Abrasem, Aprosmat, Famato, Imea, Crea/MT e a parceria da Intacta2 Xtend.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei