Capacitação

Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018, 07:42

Tamanho do texto A - A+

CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO

Arte marcial japonesa, Kendo traz benefícios para a vida profissional e pessoal

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Associação de Kendo de Rondonópolis

Kendo

 

Milenar, o Kendo é uma arte marcial japonesa moderna que pode trazer inúmeros benefícios para quem o pratica, seja na vida pessoal ou na profissional. Especialistas na área explicam que entre os benefícios estão o aumento do poder de concentração, confiança, equilíbrio e motivação, além do desenvolvimento de habilidades morais e espirituais.

O Kendo é desenvolvido a partir de técnicas tradicionais com espadas, por isso que seu nome significa "Caminho da Espada".

Em janeiro de 2017 a advogada Irailde Carvalho Souza começou a instruir a arte marcial em Rondonópolis, mês em que foi fundada a Associação de Kendo de Rondonópolis (AKRO), que em junho de 2018 filiou-se à Confederação Brasileira de Kendo (CBK).

A sensei, como é chamada pelos seus alunos, explica que o Kendo trata-se de uma modalidade de arte marcial resultante das diversas técnicas de lutas, desenvolvidas ao longo dos séculos pelos guerreiros samurais.

Kenshi é o chamado praticante da arte marcial. Ele usa uma armadura (bogu), espada de bambu (shinai) para os combates e espada de madeira (bokuto) para a execução de kata.

A Associação de Kendo de Rondonópolis conta hoje com oito alunos federados com idades que variam de 9 a 40 anos.

Foto: Associação de Kendo de Rondonópolis

Kendo

 

Irailde pontua que, essencialmente, o Kendo apresenta um conjunto de incontáveis e diferentes benefícios. "Entre tantos, estão o aumento do poder de concentração, confiança, motivação, equilíbrio, bem como, no desenvolvimento de habilidades morais e espirituais. Pode-se asseverar, que o propósito do Kendo é formar pessoas íntegras e fortes com um elevado sentido da honra e do respeito ao próximo", diz em entrevista ao site Mato Grosso Agro.

A sensei comenta ainda que "além, dos benefícios físicos e de saúde que advém de um treino rigoroso, a prática de Kendo desenvolve ainda, a agilidade mental, o poder de decisão e a autoconfiança do praticante".

A arte marcial milenar japonesa pode ser praticada a partir dos 6 anos e Irailde explica que as pessoas procuram a atividade por inúmeros motivos. "Mas, a maioria é pelo interesse em conhecer a cultura japonesa e o caráter filosófico da arte. Também, para aperfeiçoamento da disciplina, determinação e pela parte esportiva existente no Kendo. A maioria dos alunos trabalha e a pratica auxilia na melhoria da concentração, disciplina, foco, equilíbrio, postura, motivação e autoconfiança".

As aulas da arte marcial da Associação de Kendo de Rondonópolis são realizadas as terças e quintas-feiras das 18h30 às 20h na Escola Pindorama, localizada na Rua Augusto de Moraes, S/N - bairro Santa Cruz. Aos sábados as aulas ocorrem das 16h às 18h30 Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). "Basta comparecer nos locais e horários dos treinos, vestindo roupas confortáveis. Não cobramos mensalidade, as aulas são gratuitas. No início, emprestamos o equipamento para os treinos".

Galeria de fotos:

Galeria de Fotos
Avalie esta matéria: Gostei +25 | Não gostei