Empreendedorismo

Domingo, 14 de Julho de 2019, 09:18

Tamanho do texto A - A+

empreendedorismo

Multifranqueados são apostas de franquias na hora da expansão

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Divulgação

Fórmula Animal

 

A opção por multifranqueados na hora de expandir os serviços tem sido a aposta das franquias. Somente em 2018 o setor de franquias apresentou crescimento de 7% em relação a 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A aposta das franquias em multifranqueados se deve ao fato da agilidade na implementação e principalmente em decorrência ao conhecimento prévio do negócio e do consumidor.

Dados da ABF revelam que em 2019 82% das redes de franquias informaram que existem multifranqueados dentro da operação. Em 2017 esse número era de 68,5% e em 2018 de 74,5%.

Carlos Bettoni e a esposa Christiane Bettoni são franqueados da rede de farmácias de manipulação Fórmula Animal. Eles são exemplos de multifranqueados.

“Estamos inseridos dentro da rede há muitos anos, inclusive, somos os primeiros franqueados. Após alguns anos no mercado sentimos a necessidade de ampliar nossa gama de classes medicamentosa, algo que só seria possível em uma nova estrutura, além de fortalecer a atuação na região e atender uma nova demanda que a antiga unidade não conseguia abastecer”, diz Carlos.

Conforme a consultora de franquias Mércia Machado Vergili, da GSPP, esse perfil de empreendedor conta com características próprias. “Para que a dinâmica funcione o multifranqueado precisa ter uma equipe muito afinada já que não conseguirá ficar o tempo todo e terá que se dividir nas operações. É recomendado que ele esteja atuando no segmento durante alguns anos para que saiba exatamente como funciona a rede e o mercado para potencializar seus ganhos com maior facilidade fazendo com que ambas as operações tenham lucratividade” finaliza.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei