Empreendedorismo

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017, 11:58

Tamanho do texto A - A+

ENDEAVOR BRASIL

Cuiabá é a 4ª cidade mais empreendedora em 2017, aponta pesquisa

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Meneguini/GCom-MT

Cuiabá

 

Cuiabá foi apontada pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado Endeavor Brasil, como a 18ª cidade mais empreendedora do país. No quesito "ambiente regulatório" a Capital mato-grossense ocupou o 4º lugar, enquanto em "infraestrutura" o 27º. O levantamento avaliou as cidades ainda em mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura.

O Índice de Cidades Empreendedoras, segundo a Endeavor Brasil, visa analisar o ecossistema empreendedor das principais cidades brasileiras com o objetivo de apontar as que possuem melhores condições para o desenvolvimento do empreendimento e sua evolução.

O levantamento está em sua quarta edição e avaliou 32 cidades brasileiras, localizadas em 22 Estados, com variação populacional abaixo de 400 mil habitantes, como é o caso de Blumenaus (SC), Vitória (ES) e Maringá (PR), e 11 milhões de habitantes, como São Paulo (SP).

Em Mato Grosso, apenas Cuiabá foi avaliada pela pesquisa.

De acordo com o levantamento, Cuiabá ficou em 4º lugar no que tange o ambiente regulatório, que inclui tempo de processos, custo de impostos e complexidade tributárias. A pesquisa revela que o tempo médio no Brasil para a abertura de uma empresa é de 62 dias, contudo, em Cuiabá o tempo médio verificado no indicador de "Tempo de Processos" foi de 20 dias para abrir um negócio.

No quesito "infraestrutura" o ICE 2017 aponta a 27ª colocação para Cuiabá, em "Mercado" a 15ª, "Acesso a Capital" 8ª, "Inovação" 24ª, "Capital Humano" 14ª posição e "Cultura" 13ª.

Na avaliação do Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o resultado verificado, em especial com a 4ª colocação no quesito "ambiente regulatório", é decorrente a trabalhos realizados nos últimos anos que trouxeram para a Capital mato-grossense avanços tecnológicos, novas técnicas, entre outros.

"Cuiabá vive uma nova era. Prova disso é que mesmo diante de um cenário de crise, estamos atraindo novos empreendimentos e gerando empregos para nossa população e conterrâneos", diz o Prefeito de Cuiabá.

Atualmente, de acordo com dados da Junta Comércio do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Cuiabá possui mais de 47 mil empresas com registros abertos. Somente no período entre 2016 e 2017 a Capital registrou 5.243 aberturas de empresas e 181 fechamentos.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei