Empreendedorismo

Sexta-feira, 03 de Novembro de 2017, 12:15

Tamanho do texto A - A+

BARBA, CABELO E BIGODE

Barbearia do Mestre: um novo conceito de barbearia sobre rodas em Cuiabá

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Viviane Petroli/Mato Grosso Agro

Barbearia do Mestre

David de Almeida Júnior não queria ser apenas mais um com barbearia física no estilo retrô e viu nos trucks uma oportunidade de empreender e ter algo diferente.

"Se eu montasse uma barbearia retrô (ponto físico) eu ia ser mais um. O mercado já tinha começado com essa inovação". Assim, com esse pensamento David de Almeida Júnior trocou o ponto físico pelo ônibus e criou a Barbearia do Mestre. Segundo especialistas, a inovação é necessária e o profissional de cabeleireiro não pode se acomodar e esperar que os clientes venham até ele.

Cuiabano David de Almeida Júnior mudou-se para o interior de São Paulo no ano de 2009 logo após casar-se. Naquele Estado possuía um salão físico, chegando a atender em média 500 cortes de cabelo por mês. Ele revela que em 2006, antes de mudar-se de Cuiabá, havia feito curso na área de barbearia.

No salão em São Paulo trabalhou durante seis anos. “Tinha uma clientela boa, porém estava em uma das regiões mais carentes e periféricas. Atendia em média 500 cortes no mês. Depois com a inovação das barbearias mais retrô, e era uma mais bacana que a outra, eu comecei a perder espaço e eu vi que se não inovasse eu ia acabar fechando”.

Segundo David, com o crescimento de barbearias inovando ele viu a sua média de 500 cortes por mês cair para 300. “Isso há dois anos. Aí em 2015 eu percebi que precisava inovar. Se eu montasse uma barbearia retrô eu ia ser mais um. O mercado já tinha começado com essa inovação. Eu decidi, então, unir a tendência dos trucks, que naquela época estava na moda só que de comida, ao que eu sabia fazer. Então, pensei: “Por que não uma barbearia dentro de um truck”?

A opção pelo ônibus, explica o jovem empreendedor, foi pela questão de espaço. Ele comenta que quando teve a ideia realizou diversas pesquisas na internet para ver se já havia algo deste tipo, contudo achava apenas em trailer e em van. A ideia da barbearia sobre rodas em um ônibus surgiu há dois anos e meio. Somente para deixar o ônibus do jeito desejado foram seis meses. “Em ônibus e caminhão não achei nada. E, então falei que ia arriscar. Na época troquei meu carro pelo ônibus. Era a única coisa que tinha. Esse ônibus era de viagem e reformei sozinho 60% dele, até porque não tinha condições”.

Ainda em São Paulo, David trabalhou um ano e meio com o ônibus barbearia. Tinha cinco barbeiros. Com o fim do seu casamento neste meio tempo, ele revela ter decidido voltar para perto da sua família em Cuiabá e trouxe consigo o ônibus. O salão físico que tinha vendeu para a sua equipe.

Viviane Petroli/Mato Grosso Agro

Barbearia do Mestre

O ônibus levou seis meses para ficar pronto e 60% da reforma foi feita pelo próprio David.

O corte de cabelo no Barbearia do Mestre custa R$ 30, assim como a barba. Entretanto, os serviços no ônibus barbearia vão além, como pigmentação de barba e selagem, por exemplo.

David ao montar o ônibus barbearia tinha a ideia de transformá-lo em uma barbearia itinerante. Tanto em Cuiabá quanto no interior de São Paulo um local fixo para o veículo acabou sendo empregado. “Esse público de corte de cabelo e barba eles gostam muito de fidelizar”. Quando voltou para a capital mato-grossense, David chegou a ficar um tempo na Arena Food Park, porém o movimento no local era noturno e o fluxo de clientes durante o dia não havia.

Morador do Jardim Imperial, David resolveu estacionar o ônibus no bairro. O atendimento é de segunda-feira a sábado das 8h às 21h e aos domingos das 8h ás 12h, aberto no horário do almoço. Durante a semana em torno de 50 cortes de cabelo são realizados por dia por ele e os profissionais que trabalham no ônibus. A média de cortes nas sexta-feiras e nos sábados chega a subir para 70.

O ônibus é equipado com quatro cadeiras, um lavatório, reservatório de água, reservatório de esgoto, ar condicionado, isolamento térmico, som ambiente, televisão e até vídeo-game para os clientes se divertirem, além de bebidas. “Procurei aproveitar ao máximo o espaço do ônibus”. Incluindo o valor do ônibus, reforma e equipamento, o investimento foi de aproximadamente R$ 150 mil”.

David, que com sua equipe participou dos três dias do evento Probeleza (22 a 24 de outubro) em Cuiabá, revela que com o ônibus participa também de eventos e espera no primeiro semestre de 2018 inaugurar o segundo ônibus, também para atender ao público masculino.

Inovação é necessária

Viviane Petroli/Mato Grosso Agro

Barbearia do Mestre

David revela que em média atende 50 cortes de cabelos por dia de segunda a quinta-feira e de sexta-feira a sábado essa média sobe para 70 cabelos/dia.

Muitos classificaram a ideia de David como “louca”, incluindo ele mesmo, que posteriormente viu na verdade ser um momento de oportunidade para ele. Profissional de beleza com mais de 20 anos de experiência, Duda Carollo classifica o empreendedorismo na área da beleza como algo "inteligente".

De acordo com Duda Carollo, que recentemente esteve em Cuiabá como palestrante no ProBeleza 2017, “um profissional com um secador, uma boa tesoura na mão e talento ele trabalha em qualquer esquina do Brasil”.

Em entrevista ao Mato Grosso Agro, Carollo afirma que “empreendimento é crescimento. É uma pessoa inteligente que tem visão de crescimento. A gente vê isso com bons olhos e tem que haver isso em todas as esquinas. O problema é que as pessoas se acomodam a abrir uma porta, apagar a luz e sentar numa cadeira e depender que o cliente venha até ele. É preciso que o profissional não tenha preconceito de sua profissão. É preciso que o empresário vá para a rua e divulgue o seu negócio. A captação do cliente, a qualificação e o bom atendimento é a fidelização do cliente”.

Carollo pontua que hoje o profissional da beleza, bem como qualquer profissional de outro segmento, ele deve aprender três passos para não quebrar: 1º eu pessoa física, 2º eu família e 3º eu empresa. “As pessoas não conseguem separar isso. As pessoas precisam se organizar para não quebrar e sim crescer".

Onde encontrar a Barbearia do Mestre:

Endereço: Avenida das Palmeiras, Jardim Cuiabá (próximo a Viola de Cocho, localizada na Avenida das Torres).
Telefone: (65) 99227-5826
Horário de atendimento: segunda-feira a sábado das 8h às 21h. Domigos das 8h às 12h.
Facebook / Instagram

Galeria de fotos:

Galeria de Fotos
Avalie esta matéria: Gostei +4 | Não gostei - 1