Veículos

Domingo, 02 de Dezembro de 2018, 09:32

Tamanho do texto A - A+

EM 2018

Placa do Mercosul deve ser implantada até 31 de dezembro em Mato Grosso

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Mato Grosso e outros 12 estados possuem até o dia 31 de dezembro para implantar o modelo Mercosul de placas de veículos. O prazo para implantação encerrava no último dia 1º de dezembro, contudo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou no dia 30 de novembro que cada estado terá um tempo específico para colocar em prática as placas padrão Mercosul.

O modelo padrão Mercosul de placas de veículos devem ser implantados até o dia 31 de dezembro em Mato Grosso e nos estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Geras, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

No dia 28 de novembro o Ministério das Cidades anunciou a retirada de brasões das novas placas. O modelo no Brasil era o único a contar com os itens, que vinham sendo alvos de contestação da ONG Observatório Nacional de Segurança Viária. Conforme o Ministério das Cidades, com a retirada dos brasões a placa do veículo permanecerá a mesma por toda a sua vida útil, ou seja, não haverá necessidade de mudança de placa em caso de mudança de cidade ou estado.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), apesar de todas as responsabilidades atribuídas ao órgão terem sido cumpridas, o projeto não havia sido concluído no estado.

"A resolução prevê que todos os Fabricantes de Placas de Identificação Veicular e as Empresas Estampadoras de Placas de Identificação Veicular sejam credenciados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o que, no Estado, até o momento não aconteceu", declara o Detra-MT em nota.

O presidente do Detran, José Eudes Malhado, frisa que o projeto “realmente representa um avanço na área de registro e identificação de veículos com perspectiva de evolução em ações de segurança pública. O Detran entende a importância, mas implementará quando da confirmação da disponibilidade e segurança da prestação do serviço a todo o cidadão mato-grossense”.

Conforme a legislação, o novo padrão de placas do Mercosul só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento. Já em veículos emplacados antes da mudança da legislação o novo modelo só será utilizado em caso de troca de município ou propriedade (em caso de venda).

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei