Veículos

Sábado, 13 de Outubro de 2018, 08:22

Tamanho do texto A - A+

JANEIRO A AGOSTO

Mais vantajoso que a gasolina, etanol registra alta de 30% no consumo em Mato Grosso

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Junior Silgueiro/GCom-MT

veículos

 

Mato Grosso em 2018 consumiu 29,9% a mais de etanol em relação a 2017. O preço mais vantajoso do biocombustível frente à gasolina é o principal fator para tal resultado. Os números são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Somente no mês de agosto o incremento nas vendas de etanol verificado ante a ocasião em 2017 foi de 29,5%.

De janeiro a agosto os postos de combustíveis em Mato Grosso comercializaram um volume de 529,5 milhões de litros de etanol. A quantidade supera os 407,5 milhões de litros vendidos no período em 2017. Apenas em agosto foram 77,3 milhões de litros de etanol comercializados, volume acima dos 74,2 milhões de litros do mês o ano passado.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (SindiPetróleo) considera surpreendente o resultado verificado nas vendas de etanol. Segundo o diretor-executivo da entidade representante dos postos de combustíveis no estado, Nelson Soares Junior, "Um crescimento surpreendente na faixa de 30% do derivado de cana-de-açucar e de milho. Em muitos estados do centro e do sul, a paridade com a gasolina favoreceu o consumo de etanol hidratado (vendido nos postos de combustíveis) e tem crescido de forma significativa, especialmente em Mato Grosso e agora temos este recorde".

Em termos de consumo da gasolina, conforme a ANP, de janeiro a agosto foram comercializados 357,6 milhões de litros, volume este inferior aos 432,1 milhões de litros do período em 2017.

O diretor-executivo do SindiPetróleo explica que o aumento do consumo de etanol é decorrente ao preço da gasolina. "No geral, o preço da gasolina subiu por diversos fatores que fogem do controle dos postos. Podemos dizer que foi um ano de reajustes realizados pela Petrobras em suas refinarias".

Óleo Diesel

Apesar dos constantes aumentos de preços nas refinarias, mesmo havendo um congelamento por pouco mais de três meses, o consumo de óleo diesel também cresceu em Mato Grosso. No acumulado de 2018, até agosto, a alta foi de 5,4% no volume de óleo diesel comercializado pelos postos do estado, um salto de 1,817 bilhão de litros em 2017 para 1,914 bilhão de litros em 2018.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei