Turismo

Terça-feira, 17 de Outubro de 2017, 12:30

Tamanho do texto A - A+

TURISMO DOMÉSTICO

MTur seleciona municípios de Mato Grosso para pesquisa sobre turismo doméstico

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Os municípios de Rondonópolis, Sorriso, Vila Rica, Tangará da Serra e Cuiabá foram selecionados pelo Ministério do Turismo comporem a lista da Pesquisa de Demanda Doméstica a ser realizada em 2018. A pasta federal tem o intuito de traçar um perfil do viajante brasileiro e buscar informações que auxiliem a formulação de políticas públicas de estímulo ao setor de viagens no país.

O último levantamento de turismo doméstico realizado pelo Ministério do Turismo foi em 2011. A expectativa é cadastrar cerca de 30 mil domicílios entre 137 cidades brasileiras selecionadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ao qual a pasta do Turismo é ligada, o Ministério do Turismo solicitou que estados e municípios realizem a divulgação da pesquisa. A Sedec informa que iniciou um processo de mobilização junto às prefeituras para que realizem seus cadastros.

O processo da pesquisa ocorre em duas etapas: adastro de pessoas interessadas em participar e, posteriormente, a aplicação do questionário com as perguntas pré-definidas pelo órgão.

"É extremamente importante que, além dos gestores públicos municipais, a população também saiba sobre a pesquisa, para que participem e estejam prontos para responder quando forem procurados pelos analistas, contribuindo não só com o sucesso da campanha, mas, para que Mato Grosso consiga se consolidar como estado com potencial turístico", explica o Coordenador de Pesquisa e Planejamento do Turismo da Seadtur, Diego Beserra.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei