Tecnologia

Sábado, 20 de Julho de 2019, 06:58

Tamanho do texto A - A+

CONTEÚDO COLABORATIVO

YouAgro: uma comunidade com DNA agro com mais de 8,5 mil usuários

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Divulgação

YouAgro

 

Uma comunidade com DNA agro baseada em conteúdo colaborativo com intuito de fortalecer a identidade de quem faz o agronegócio acontecer. É este o propósito da YouAgro, que atinge hoje a marca de 8.500 usuários espalhados por todo o Brasil.

Com cinco sócios-fundadores e três investidores-anjos hoje, a YouAgro surgiu de uma conversa entre seus sócios com o objetivo inicial de aumentar a colaboração dos mesmos com o agronegócio. "A ideia inicial era de aumentar o compartilhamento de experiências e oportunidades", conta Guilherme Ferraudo, co-fundador da YouAgro e atualmente responsável pela área comercial da comunidade.

A YouAgro, explica Guilherme ao Mato Grosso Agro, é voltada para todos os atores do agro. "O que nós diferenciamos é clientes de usuários. Os usuários podem navegar gratuitamente e, para as empresas e instituições, preparamos nosso portfólio comercial".

Na YouAgro os usuários podem compartilhar suas experiências e oportunidades, adicionando fotos, vídeos (através do link do Youtube) e PDF. "A ideia do YouAgro não é conectar pessoas, mas que as pessoas estejam conectadas por meio de conteúdo (grupos de discussão). Além disto, pode-se divulgar eventos. Por ser uma plataforma colaborativa, os usuários adicionam tema de seu interesse desde informação de mercado (interno e externo) como práticas agrícolas", diz Guilherme.

Tecnologia avançada

A tecnologia no campo está cada vez mais avançada. Conforme o co-fundador da YouAgro e atualmente responsável pela área comercial, há duas perspectivas quanto a tecnologia: a do agricultor e a de quem vende a tecnologia.

"Sob a perspectiva do agricultor, a tecnologia tem que atendê-lo economicamente e tecnicamente, sempre alinhado com o modelo de gestão aplicado em sua propriedade rural. E, sob a perspectiva de quem vende a tecnologia, entender se o que está oferecendo agrega valor ao modelo de gestão do agricultor, sem esquecer do preço. Vejo soluções que apresentam um desequilíbrio entre valor e preço. Além disto, quando falamos de tecnologia, existe um termo que jamais pode ser esquecido, o "timing" da solução. Por mais que a solução seja excelente, os usuários não estão preparados para implementá-la em seu dia-a-dia. Tudo tem seu tempo e devido lugar. Resumindo, a tecnologia para ser comprada pelo produtor rural tem que fazer sentido no modelo de gestão dele, a um preço acessível e, ainda, o produtor deve estar preparado para receber aquela tecnologia. Assim, algumas tecnologias somente serão implementadas quando a próxima geração começar a assumir as propriedades rurais, e isto deve ser respeitado, além de ser compreendido".

Questionado sobre o fato de hoje um dos maiores problemas do campo ser a conectividade, Guilherme comenta que a mesma está presente apenas em 14% do campo brasileiro. "Este é o último dado que eu tenho. Existe muito trabalho a ser feito, porém, não concordo que devemos ficar parados esperando a conectividade. Muito pode ser feito e melhorado utilizando a conectividade que está no campo, atualmente. A YouAgro vem trabalhando conceitualmente junto aos usuários e influenciadores do agro, uma vez que a ferramenta (o app) é o meio e não o fim do nosso projeto".

A YouAgro pode ser acessado através do site www.youagro.com e do aplicativo disponível nas lojas da Apple (https://lnkd.in/emwbS2Q) e Google Play (https://lnkd.in/eNZ7mqe).

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei