Tecnologia

Sábado, 04 de Agosto de 2018, 09:41

Tamanho do texto A - A+

Nanotecnologia na agricultura será discutida em Cuiabá pela ALMT e UFMT

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Viviane Petroli/Mato Grosso Agro

soja

 

Cuiabá será palco no dia 07 de agosto do I Seminário Mato-grossense de Nanotecnologia na Agricultura, o MT NanoAgro. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Frente Parlamentar do Agronegócio, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem como intuito discutir a implantação de novas tecnologias voltadas para o agronegócio mato-grossense. Entre os tema a serem discutidos está o uso de nanopesticidas e nanofertilizantes como forma de otimizar o uso de insumos agrícolas e reduzir seus impactos no meio ambiente.

O evento será no Teatro Zulmira Canavarro, a partir das 9 horas (horário de Mato Grosso), anexo a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Seminário abordará ainda o uso de biosensores na agricultura de precisão e Legislação Brasileira de Nanotecnologia.

"A parceria com a Universidade Federal é fundamental para a realização de estudos e difusão de novas ideias entre produtores e profissionais do agronegócio sobre a importância e os impactos positivos da nanotecnologia no setor. Ou seja, queremos mostrar aos produtores que eles podem sim produzir com mais qualidade e baixo custo", pontua o coordenador-geral da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado Zeca Viana (PDT-MT).

O pesquisador e consultor técnico da Frente Parlamentar do Agronegócio, professor Leôncio Pinheiro, explica que a nanotecnologia é algo que já está presente no dia-a-dia das pessoas.

"Muitos produtos que consumimos no dia-a-dia, como sabonetes, detergentes e alimentos, como queijos e maionese, tem elementos nanotecnológicos em sua composição. E com a nanotecnologia aplicada na agricultura, podemos diminuir o uso de insumos e termos um maior aproveitamento deles, gerando redução de custos na produção e diminuição dos impactos ao meio ambiente", diz o especialista.

Entre os palestrantes estão presentes especialistas de renome nacional como Osvaldo de Oliveira Jr. do Instituto de Física de São Carlos na USP, Luciano Paulino da Silva da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, bem como Leandro Antunes Berti do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas no site www.redemtnanoagro.com.br.

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei