Tecnologia

Sábado, 09 de Março de 2019, 09:46

Tamanho do texto A - A+

MANEJO DE IRRIGAÇÃO

Lindsay fará pré-lançamento de tecnologia na Expodireto Cotrijal

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

O uso de pivô de irrigação por parte dos produtores rurais tem crescido nos últimos anos, principalmente dos gaúchos. Hoje, no Rio Grande do Sul a tecnologia é utilizada em lavouras de milho, em especial, seguida pela de soja, arroz e até mesmo pastagem. Segundo especialistas, de 2008 para cá houve um aumento de 75% no uso da técnica naquele estado, atingindo a marca de 175 mil hectares. Entre os dias 11 e 15 de março, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a Lindsay América do Sul irá realizar o pré-lançamento de novas tecnologias para o FieldNET, que ajudam a produzir mais e a economizar de 15 a 20% água.

A tecnologia, explica a Lindsay América do Sul, é uma ferramenta de gerenciamento sem fio totalmente integrada e já consagrada mundialmente, agora ganha um suporte de decisão adicional e chega a um novo patamar com o FieldNET Advisor™.

Ainda conforme a Lindsay América do Sul, em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura. Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque de botão em um smartphone, tablet ou computador.

O gerente de tecnologia da Lindsay, Bruno Leite Teixeira Perroni, pontua que o FieldNET Advisor simplificou a vida do produtor, pois reuniu mais de 40 anos de pesquisas acadêmicas, precisão de clima e solo. “Isso tudo parece complexo, mas não é. Hoje, para irrigar com confiança, é preciso somente uma plataforma ou aplicativo, o FieldNET. Ele envia as recomendações de irrigação e ainda programa automaticamente o pivô. O produtor precisa apenas aplicar o plano, e claro, tudo em uma mesma tela”.

Perroni destaca ainda que outro diferencial da tecnologia é quanto a água. Segundo o gerente de tecnologia, a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, como foco em reduzir os custos com energia, e claro deslocamentos ao campo.

Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção, e mais importante que isso, reduziram o consumo de água. “Temos casos com economia de 40%, claro que depende da forma que o produtor irriga. Porém, na média, a economia tem sido entre 15 a 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro ao produtor”, diz o profissional.

Além da nova tecnologia, a Lindsay levará para a Expodireto Cotrijal o novo e melhorado conjunto de rodas para pivô central chamado NFTrax, agora chamado NFTrax 2.0, com novo desenho e opções de garras mais altas.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei