Tecnologia

Segunda-feira, 14 de Maio de 2018, 08:03

Tamanho do texto A - A+

A COMBUSTÃO

Eleva anuncia superdrone com foco na agricultura de precisão

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Divulgação

Eleva

 

Com foco na agricultura de precisão, a Eleva chamou a atenção durante a Agrishow 2018 com o seu superdrone a combustão "Eleva Spray 150". O produto pesa 150 quilos, capacidade para estocar até 80 litros de insumo por operação de pulverização de lavouras e um desempenho para aplicação de ao menos 20 hectares por hora, durante as 24 horas do dia.

O projeto voltado para a agricultura de precisão está sob o comando dos fundadores da Eleva, Celso Faria de Souza, Luciano Castro e Norberto Maraschin Filho, oriundos do ITA. A Eleva é uma startup que desenvolve, fabrica e, agora, passa a comercializar soluções para o mercado aeronáutico, em especial VANTs, que são os chamados veículos aéreos não tripulados.

O Eleva Spray é um projeto financiado com recursos de Pesquisa & Desenvolvimento na Zona Franca de Manaus, o que faz com que os esforços de trabalho e pesquisa da startup estejam concentrados no Amazonas. O projeto conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e supervisão da SUFRAMA.

O superdrone possui 5 metros de largura com barra de pulverização de 6 metros. O Eleva Spray 150 está em processo de desenvolvimento final e a sua comercialização está prevista no Brasil a partir de 2019, bem como em mercados globais com características semelhantes às grandes áreas de produção rural, como os Estados Unidos, Argentina e Austrália.

"Uma vantagem da Eleva é que a legislação brasileira para uso de VANTs é baseada na europeia, que é a mais restritiva mundialmente. Portanto, as certificações no Brasil vão garantir que o equipamento esteja preparado para passar nos testes no exterior também. Essa é a principal premissa para ganharmos escala com agilidade", pontua o diretor técnico da Eleva, Celso Faria de Souza.

O superdrone a combustão com foco na agricultura de precisão possui um sistema composto pelo VANT e estação de controle, a GS – Ground Station, além de pessoal técnico responsável pela operação em dois modos: pilotagem manual e automatizada.

Entre os atributos que diferenciam o Evela Spray 150 de outros produtos existentes no mercado voltados para a agricultura está a possibilidade de o equipamento ser utilizado à noite.

A apresentação do projeto na Agrishow 2018 para a startup representou um marco importante na sua história. "O público foi crescendo exponencialmente à medida que o potencial comprador e mesmo os outros expositores ficaram sabendo que estava exposto um superdrone, o maior do Brasil, o nosso Eleva Spray 150. Por vezes, nosso espaço estava completamente tomado por entusiastas e por representantes de empresas e instituições ávidas por identificarem oportunidades de trabalhar junto com a Eleva, o que deixa todo o nosso time bastante entusiasmado para os próximos passos que virão a partir de agora", pontua o diretor-executivo da Eleva, Luciano Castro.

Castro comenta ainda que após a feira, realizada em Ribeirão Preto (SP) entre os dias 30 de abril e 04 de maio, "a Eleva se lança no mercado em busca de uma nova rodada de investimentos para conversão do protótipo num produto comercializável, para industrialização e comercialização do Eleva Spray, além de focar em buscar as certificações necessárias para operação, como de ANAC e ANATEL, por exemplo".

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei