Economia

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 12:09

Tamanho do texto A - A+

De poupador a investidor

Sicredi conta com diversas opções de investimentos

Por: Assessoria de Imprensa Sicredi Centro Norte

Foto: Fernando Martim/Sicredi

Sicredi

 

Investir está ao alcance de todos. Se você ainda não começou a aplicar uma parte da renda, a primeira coisa a fazer é uma autoanálise das finanças. Se existe equilíbrio entre receitas e despesas, metade do caminho está percorrido, pois, para se tornar um investidor é preciso ter basicamente três coisas: organização e disciplina com dinheiro, objetivos e assessoria financeira. No Sicredi, instituição financeira cooperativa com 117 anos, os associados têm suporte completo para alcançar cada uma dessas etapas e garantir sua tranquilidade no futuro. Quer saber como isso acontece na prática?

Uma lição essencial é entender que investir é diferente de poupar. Guardar dinheiro na poupança é importante para se ter uma reserva para uma emergência, mas além de estar precavida para imprevistos, a pessoa deve se organizar para realizar sonhos e se preparar para o futuro, momentos da vida para os quais os investimentos dão uma boa forcinha. No entanto, esse mundo ainda é pouco explorado no Brasil.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada em junho revela que a poupança foi a modalidade de investimento mais usada pelos brasileiros, sendo citada por 65% dos entrevistados. Apenas 8% escolheram a previdência privada e 7% os títulos do tesouro direto. O questionário foi aplicado em abril em 12 capitais brasileiras com pessoas de ambos os sexos, acima de 18 anos, de diferentes classes sociais.

Conforme a pesquisa, o comportamento conservador do brasileiro tem algumas justificativas: 28% dos entrevistados responderam que preferem guardar dinheiro em um lugar onde possam sacar com facilidade; 28% disseram que não têm sobras suficientes para investir em aplicações mais arrojadas; 20% informaram que estão acostumados com modalidades tradicionais e outros 17% revelaram ter medo de perder dinheiro.

O receio de perder só acaba com conhecimento. Ao entender como funcionam os investimentos fica mais fácil escolher em que aplicar o dinheiro. No Sicredi, as informações sobre quaisquer produtos podem ser obtidas com o gerente de relacionamento ou de investimentos, profissional presente em todas as agências preparado para mostrar, pessoalmente, as opções de investimento que mais se adequam à necessidade do associado. Na instituição financeira cooperativa, o atendimento ao investidor não tem distinção, ou seja, todos recebem tratamento igualitário, independentemente do valor aplicado, porque na instituição financeira cooperativa, o relacionamento é o melhor investimento.

No Sicredi, o associado tem um portfólio completo de produtos de investimento. Renda fixa, Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Multimercado, Fundos de Ações e Previdência Privada são alguns deles (ver detalhes abaixo). Todavia, antes de escolher entre um ou outro produto é preciso conhecer o perfil do investidor: se ele é conservador, moderado, arrojado ou agressivo. Para isso, o associado pode fazer um teste (disponível em www.investindojuntos.com.br) para saber em qual perfil se enquadra, sendo que o conservador, como o próprio nome indica, não gosta de correr riscos, pois prioriza a segurança do investimento mesmo que isso signifique ganhar um pouco menos, enquanto aquele com perfil mais agressivo está mais disposto a correr riscos e até por isso mesmo diversifica suas aplicações.

A gerente de Investimentos da cooperativa Sicredi Ouro Verde, Rafaela Debiasi, confirma que todos os associados têm potencial para se tornar investidores. Para isso, basta procurar o seu gerente de relacionamento e conversar. Ele está preparado para atender desde quem não tem a mínima noção desse mundo e que há anos tem a boa e velha poupança, até aqueles com mais experiência e que pretendem dar um passo maior.

Vale destacar que o Sicredi é uma instituição segura para se investir, uma vez que a instituição financeira cooperativa possui grau de investimento (ratings), concedido pelas três maiores agências de classificação de risco do mundo, que são a Moody’s, pela Fitch Ratings e a S&P Global, também conhecidas como The Big Three, o que comprova a solidez financeira das entidades do sistema Sicredi.

“O Sicredi tem um portfólio amplo em investimentos e nossos gerentes de relacionamento e assessores de investimentos podem combinar produtos conforme o perfil e os objetivos de cada associado. Dessa forma, ele pode manter sua tradicional poupança e mesclar com produtos de rentabilidade maior como a renda fixa e quem sabe no futuro até investir em ações”, comenta Juliana Rodrigues, gerente de Desenvolvimento de Negócios Pessoa Física da Central Sicredi Centro Norte.

Com presença nacional e atuação local, o Sicredi tem mais de 1.700 agências espalhadas pelo Brasil, com 26 mil colaboradores e mais 4 milhões de associados. É uma instituição financeira cooperativa sólida e confiável, com mais de R$ 99,2 bilhões em ativos e a distribuição de R$ 2,7 bilhões em resultados no último ano. Por esses e outros números, faz a diferença para o associado, que além de ter uma rentabilidade extra, conforme sua movimentação financeira, ajuda a fomentar o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atua, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e das comunidades onde está presente.

Conheça alguns produtos de investimento

Renda Fixa

Sicredinvest – Renda Fixa - Uma opção segura e rentável, com liquidez diária depois do período de carência. Neste caso, a remuneração é pós-fixada.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) - Ótima escolha para quem quer diversificar os investimentos com aplicações de baixo risco. É isento de Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoa física.

Multimercado - Fundo Multimercado Elite Crédito Privado LP. Classificação tributária de longo prazo e objetivo de diversificar os investimentos em mercados de renda fixa, variável e derivados.

Previdência Privada

Uma importante forma de complementar a sua renda durante a aposentadoria, além de ser um investimento a longo prazo. Os planos de Previdência no Sicredi são administrados pela Icatu Seguros, seguradora líder entre as independentes nos ramos de previdência privada, seguros de vida e capitalização.

Fundos de Ações

Sicredi FIA Ibovespa (Fundos de Investimentos de Ações) - Objetivo de conquistar maior rentabilidade a longo prazo em relação ao Índice Bovespa, com riscos de oscilações dos valores aplicados

Sicredi FIA Petrobras (Fundos de Investimentos de Ações) - Possibilidade de investimento em títulos da Petrobras (até 90%) e de renda fixa de emissão do Tesouro Nacional (até 10%)

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Preencha o formulário abaixo:

Leia mais sobre este assunto: