Economia

Domingo, 20 de Outubro de 2019, 09:14

Tamanho do texto A - A+

21 a 25 de outubro

Pantanal Shopping recebe ações da semana lixo zero Cuiabá

Por: Assessoria Pantanal Shopping

Foto: Assessoria de Imprensa

Horta Pantanal Shopping

 

De 21 a 25 de outubro o Pantanal Shopping receberá uma série de ações de conscientização para a redução de resíduos na Semana Lixo Zero. Em Cuiabá, realizada pela Teoria Verde em parceria com 17 instituições e empresas do segmento locais e nacionais, a iniciativa visa avaliar e promover a melhora da maneira de como lidamos com os resíduos e rejeitos produzidos.

Workshop Lixo Zero, oficina de compostagem de alimentos e visitas guiadas pelo projeto ‘Sustentabilidade Transforma’ do centro de compras serão realizadas com alunos de escolas e empresas. Além disso, palestras, roda de conversa, intervenções urbanas e trilha ecológica acontecerão em outros pontos das capital mato-grossense.

O tema nacional do evento este ano é “Você sabe quanto sua cidade gasta com lixo? E se esse recurso fosse utilizado para melhorar a sua vida”. Para Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero, “O tema é sugestivo e traz à tona questionamentos sobre o valor pago pela população e a qualidade dos serviços públicos de limpeza e coleta dos resíduos, assim como o tratamento do esgoto”.

Para Jean Peliciari, diretor da Teoria Verde e organizador da Semana em Cuiabá, o evento é também uma maneira para apresentar às pessoas o estilo de vida Lixo Zero. “Queremos motivá-las nas mudanças necessárias de comportamentos, com novos hábitos para melhorar a nossa saúde e a do planeta. Todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos", ressalta.

Segundo a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, ações como essa que envolve a população e incentiva atividades sustentáveis agregam valor ao projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo centro de compras.

“Somos um dos shoppings que mais recicla lixo na rede Ancar Ivanhoe, administradora do empreendimento. E buscamos sempre promover ações que tragam propósito e reforcem os valores fundamentais do DNA da nossa marca. Hoje, já recebemos visitas guiadas pelo nosso projeto, que conta: horta orgânica, tapume sustentável, coleta de óleo de cozinha, reciclagem de lixo, compostagem, reuso de água, descarte de lâmpadas e recolhimento de pilhas. E esperamos com a Semana envolver ainda mais pessoas nesse propósito”, afirma.

As atividades da Semana Lixo Zero são gratuitas e aberta ao público. As vagas são limitadas. Para se inscrever é necessário acessar o link:

http://teoriaverde.com.br/semana_lixo_zero/id876703/programa__o_semana_lixo_zero_cuiab_

Lixo Zero

A Semana Lixo Zero, realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, ocorrerá em mais de 100 cidades do Brasil, de 18 à 27 de outubro. O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e no correto envio dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e ou para a incineração. A global Zero Waste International Alliance vai além, e descreve Lixo Zero como "meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo".

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA LIXO ZERO

DIA 18/10 (Sexta)

19h – Abertura da Semana Lixo Zero no IFMT Bela Vista.

Painel: Você sabe quanto sua cidade gasta com lixo?

Convidados: Prefeitura de Cuiabá, Águas Cuiabá, Central de Reciclagem, Coorepan, Canaã Reciclagem, Sindirecicle e Ministério Público Estadual.

DE 18/10 À 26/10

Campanha LEVE (Local de Entrega Voluntária de Eletrônicos)

Terceira edição da campanha que arrecada lixo eletrônico e reverte 100% do valor para o Hospital de Câncer de Mato Grosso. Nas duas primeiras edições foram arrecadados o total de 39 toneladas e doado R$52.470,00 (cinquenta e dois mil, quatrocentos e setenta reais). Conheça as 19 cidades de Mato Grosso que realizam em simultâneo a terceira edição da campanha.

DE 21 à 25/10

Visitas guiadas Pantanal Shopping

Traga os alunos da sua escola para conhecerem projetos ambientais Sustentabilidade Transforma do Pantanal Shopping.

DIA 21/10

19h - Workshop Escola Lixo Zero

Local: Pantanal Shopping

Para diretores, coordenadores e professores de escolas municipais, estaduais e privadas. Saiba como sua escola pode dar maior foco nas questões ambientais e implantar o conceito Lixo Zero. Ministrado pela Teoria Verde e Instituto Lixo Zero Brasil.

DIA 23/10

15h - Oficina de Compostagem de Alimentos

Local: Pantanal Shopping

Saiba como fazer comportagem em casa. Ministrado pelo Pantanal Shopping.

DIA 24/10

9h - Workshop Shopping Lixo Zero

Local: Pantanal Shopping

Ministrado pela Teoria Verde e Instituto Lixo Zero Brasil. Exclusivo para lojistas e colaboradores do Shopping.

19h - Workshop Empresa Lixo Zero

Local: Pantanal Shopping

Para proprietários, administradores e responsáveis pela área ambiental de empresas e instituições. Ministrado pela Teoria Verde e Instituto Lixo Zero Brasil.

DIA 25/10

10h às 18h – Intervenção urbana “Achados e Perdidos”

Todo lixo recolhido nas ruas do centro da cidade serão levados para a praça Alencastro.

26/10

17h30 - Roda de Conversa

Local: Parque das Águas

Sintonize as três saúdes: corporal, mental e existencial.

Visite o Parque e participe.

DIA 27/10

13h - Trilha Ecológica Bravo Ecoturismo

Visite e ajude na limpeza das margens do rio da Casca e Cachoeira da Martinha na Chapada dos Guimarães.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Preencha o formulário abaixo:

Leia mais sobre este assunto: