Indústria

Sábado, 12 de Outubro de 2019, 07:38

Tamanho do texto A - A+

PESQUISA

Indústria da Construção registra leve queda no nível de atividade

Por: Assessoria de Imprensa Fiemt

O nível de atividade da indústria da construção civil em Mato Grosso teve leve queda de 1,9 ponto e alcançou, em agosto, 49,5 pontos. O resultado ficou acima do registrado no Centro-Oeste e no Brasil, respectivamente 47,3 e 49,2 pontos. É o que revela a Sondagem Indústria da Construção, pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), nesta quinta-feira (08/10).

“Esse desempenho de Mato Grosso é reflexo da retomada de algumas obras públicas e pela liberação de recursos do Minha Casa Minha Vida para as faixas 1,5 e 2. Outros fatos que contribuíram para que as indústrias estaduais tivessem um resultado acima da região Centro-Oeste e do Brasil é a construção de importantes plantas industriais, como as usinas de etanol de milho e de mineração, além de novos lançamentos anunciados por diversas construtoras e a redução dos juros para habitação”, avaliou o presidente em exercício da Fiemt, Sérgio Antunes.

O número de funcionários atingiu 44,9 pontos em agosto, uma redução de 3,2 pontos em relação a julho. As pequenas tiveram alta de 3,3 pontos sobre o último mês ao alcançarem 46,2 pontos. Entretanto, as médias e grandes empresas registraram 44,4 pontos – queda de 5,6 pontos em relação a julho. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) ficou em 53%.

Expectativas e Investimento – A expectativa do empresário da indústria da construção em Mato Grosso está estável com todos os indicadores acima da linha divisória dos 50 pontos. A pesquisa apontou leve alta de 0,8 ponto no otimismo do empresário em relação à compra de insumos e matérias-primas, ao atingir 53,6 pontos. Apesar do otimismo, a intenção de investimento caiu 9,8 pontos em relação a agosto ao alcançar 24,1 pontos. O indicador vai de 0 a 100 pontos e, quanto maior o valor, maior a disposição em fazer investimentos.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei