Energia

Domingo, 19 de Agosto de 2018, 07:43

Tamanho do texto A - A+

EM MATO GROSSO

Sicredi oferta linha de crédito voltada para energia solar

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Assessoria Sistema Fiemt

Pesi

 

A instituição cooperativa de crédito Sicredi lançou uma linha de crédito voltadas para projetos de energia solar. Com condições especiais e taxas e juros atrativas, a contratação da linha de crédito pode ser feita por empresas e pessoas físicas ligadas à Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e associados da instituição financeira cooperativa.

De acordo com o Sicredi, parceiro do Programa de Energia Sustentável da Indústria (Pesi), lançado no início de agosto pelo Sistema Fiemt, a linha de crédito oferida contempla o Programa Indústria Solar MT, dentro do Pesi.

O Pesi é pautado em cinco pilares: ficiência Energética, Programa Indústria Solar MT, Geração de Energia com Biomassa, Qualificação Profissional e Mobilidade Veicular Elétrica. O programa tem como intuito fomentar soluções alternativas de geração de energia sustentável com custos menores e crédito acessível, bem como proporcionar destinação correta aos resíduos e estimular o conhecimento e adoção de práticas voltadas à sustentabilidade.

A linha de crédito do Sicredi é voltada para proprietários da indústria e seus sócios que queiram investir em estruturas para geração elétrica por fonte fotovoltaica nas suas empresas e residências. A instituição cooperativa de crédito afirma que trabalhadores da indústria também podem contratar, entretanto é preciso abrir uma conta e se tornar associado de uma cooperativa do Sicredi em Mato Grosso.

"Está no DNA do cooperativismo o estímulo à sustentabilidade. O Sicredi tem a missão de prover soluções econômicas aos seus associados e ao oferecer essa linha de crédito para aquisição de fontes mais econômicas e mais sustentáveis de geração de energia cumprimos mais uma vez o nosso papel. É a sustentabilidade sendo colocada em prática no cooperativismo", pontua presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Com recursos próprios, a linha de crédito oferecida pelo Sicredi para o financiamento dos projetos energéticos sustentáveis tem taxas de juros competitivas e o processo de análise é desburocratizado. As empresas podem contratar o crédito com taxa pré-fixada a partir de 1,10% ao mês, com até 36 meses para pagar. Na taxa pós-fixada, a taxa é a partir de 0,50% a.m. + CDI com até 72 meses. Já as pessoas físicas podem acessar a linha, com taxa pré-fixada a partir de 1,20% a.m. com até 36 meses para pagamento, e taxa pós-fixada a partir de 0,55% a.m. + CDI, com prazo de até 72 meses. O valor do crédito vai depender do projeto energético.

"Por ser o principal insumo das indústrias e o mais caro, principalmente em Mato Grosso, nós precisamos sempre buscar alternativas para reduzir os custos de produção. Reduzir a conta de energia é aumentar a competitividade, a produção, a geração de empregos e de renda", frisa o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Preencha o formulário abaixo:

Leia mais sobre este assunto: