Energia

Sexta-feira, 05 de Abril de 2019, 17:53

Tamanho do texto A - A+

BOA NOTÍCIA?

Governo federal anuncia que 2019 não terá horário de verão no Brasil

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Agência Brasil

Horário de Verão

 

Alegria para alguns e tristeza para outros. O Governo Federal anunciou que em 2019 não haverá Horário de Verão para os 11 estados em que os relógios entre outubro e fevereiro eram alterados em uma hora a mais. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro e a decisão, segundo ele, foi com base em um parecer do Ministério de Minas e Energia que aponta "pouca efetividade energética" no país.

Mais cedo nesta sexta-feira, 05 de abril, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, já havia informado que em 2019 não haveria horário de verão.

Em 2018 estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MEE), em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), revelaram que no que tange a economia de energia elétrica o horário de verão não tem sido mais eficiente, uma vez que os resultados foram próximos da "neutralidade".

O horário de verão era praticado nas seguintes unidades federativas: Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Espírito Santo (ES).

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, por meio do Decreto nº 20.466. Na época abrangia todo o território nacional, contudo houveram épocas em que o mesmo não foi adotado. Entretanto, em 1985 o horário de verão passou a ser adotado anualmente e desde 2003 é praticado apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O objetivo do horário de verão é economizar energia no Brasil em decorrência ao maior aproveitamento do período de luz do sol.


*Com informações Agência Brasil e G1

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei