Economia

Domingo, 07 de Julho de 2019, 07:51

Tamanho do texto A - A+

OBRIGATORIEDADE

ABIOVE afirma que NFe trará benefícios para produtores em Mato Grosso

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Entrou em vigor no dia 1º de julho em Mato Grosso a obrigatoriedade da emissão Nota Fiscal Eletrônica (NFe) para os produtores rurais. Tal ação do Poder Executivo mato-grossense é apoiada pela Associação Brasileira das Indústria de Óleos Vegetais (ABIOVE). Segundo a entidade, o sistema trará benefícios para todos.

A gerente de tributação e assuntos jurídicos da ABIOVE, Patrícia Silva, pontua que "A implementação da NFe é uma oportunidade de aumentar a eficiência e a transparência no processo fiscal e de vendas de produtos agrícolas".

Ainda de acordo com a gerente de tributação e assuntos jurídicos da ABIOVE, "É um caminho sem volta que já foi implementado com sucesso em diversos setores da economia e agora agrega o produtor rural. O uso do documento digital já é realidade nos estados como Goiás, Pará, Rondônia e Mato Grosso e, até o ano que vem, todo o Brasil deve adotar a medida".

A ABIOVE afirma que desde que a obrigatoriedade entrou em vigor as operações das unidades das associadas da ABIOVE em Mato Grosso estão ocorrendo dentro da normalidade. "A operação tem sido rápida e sem transtornos para o produtor rural", garante Patrícia Silva.

Além dos benefícios operacionais e do ponto de vista e gestão, a adoção da NFe suspenderá o uso dos talões de papel e reduzirá o tempo gasto pelos produtores para fazer a emissão do documento físico, à medida que não será mais necessário ir aos postos fiscais levar ou buscar a documentação.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei