Agronegócio

Sábado, 03 de Agosto de 2019, 10:54

Tamanho do texto A - A+

ABAG e B3

Ministra Tereza Cristina e analistas debatem o agro brasileiro no CBA

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Viviane Petroli/Mato Grosso Agro

CBA 2018

 

O atual momento do agro brasileiro e o futuro serão debatidos pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e analistas econômicos e do setor no próximo dia 05 de agosto no Congresso Brasileiro do Agronegócio. O evento é uma realização conjunta da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão e conta com cerca de 900 profissionais e especialistas do agronegócio inscritos.

O Congresso Brasileiro do Agronegócio será no Sheraton WTC São Paulo Hotel. Segundo os organizadores do evento, a ministra estará acompanhada de Marcos Montes, secretário Executivo do MAPA; Andréa Figueiredo Procópio de Moura, Superintendente; Esequiel Liuson, Superintendente Substituto; e de Fernando Camargo, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação. Também está prevista a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (no cargo de Governador substituto) e acompanhado dos secretários Marcos Penido, de Infraestrutura e Meio Ambiente; João Octaviano Machado Neto, de Logística e Transportes; Hugo Suenaga, do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca; e de Iran Lima, do Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

A edição de 2019 contará com a presença internacional do executivo Jingtao (Johnny) Chi, chairman da chinesa COFCO International, uma das maiores tradings mundiais de agronegócio mundial, que fará a palestra de abertura sobre o tema “O Mercado Chinês e a Produção Sustentável”.

Conforme os organizadores do Congresso, o tema abordado pelo convidado chinês provavelmente despertará reflexões dos participantes dos demais painéis. Logo após a fala do executivo da COFCO International, o Congresso terá um painel denominado Redução do Custo Brasil, que contará com as participações de Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF); do diretor de Operações Supply Brasil da Syngenta, Jorge Buzzetto; do presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen; e de Roberto Brant, presidente do Instituto CNA.

Já do Painel 2, cujo tema é Mecanismos Financeiros, participarão: Carlos Aguiar Neto, diretor de Agronegócios do Banco Santander; Pedro Barros Barreto Fernandes, diretor de Agronegócio do Itaú BBA; Renato Buranello, sócio da VBSO Advogados; Roberto França, diretor de Agronegócios do Bradesco e Fabio Zenaro, diretor de Produtos Balcão, Commodities e Novos Negócios da B3.

Por fim, no Painel 3, o Congresso discutirá Pilares para o Futuro do Agro, com as participações dos debatedores: Douglas Ribeiro, diretor de Marketing da Corteva Brasil, incumbido de falar sobre o tema Inovação; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que abordará a temática da Sustentabilidade; Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral, encarregado de tratar de Infraestrutura; Ruy Shiozawa, presidente da Great Place to Work Brasil, cujo tema será Gestão; e Ulisses Thibes Mello, diretor da IBM Research Brasil, cujo assunto será Conectividade.

As análises e discussões serão moderadas, em todos os painéis do evento, pelo jornalista William Waack.

Além dos debates, análises e discussões, o Congresso ainda programou a entrega de várias premiações. Inicialmente, será prestada uma Homenagem Especial ao Programa Educacional Agronegócios na Escola, desenvolvido pela ABAG Ribeirão Preto. Em seguida, serão entregues os prêmios: Personalidade do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio” e “Norman Borlaug – Sustentabilidade” a profissionais que se destacaram no agronegócio brasileiro.

No prêmio Personalidade do Agronegócio, o homenageado deste ano será o economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio fundador da MB Associados. Já o Prêmio Norman Borlaug será entregue a Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas. No primeiro caso, a apresentação do homenageado será feita pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, atual coordenador do GVagro da FGV. No segundo caso, a apresentação será feita pelo presidente do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho.

O Congresso Brasileiro do Agronegócio, que já se tornou referência no agro brasileiro, será aberto pelo presidente do Conselho Diretor da ABAG, Marcello Brito; pelo presidente da B3, Gilson Finkelsztain, além de contar com as presenças das principais lideranças empresariais, setoriais, parlamentares e governamentais dos mais diferentes segmentos e instâncias da cadeia do agronegócio brasileiro.


*Com informações assessoria de imprensa Congresso Brasileiro do Agronegócio.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei