Agronegócio

Sexta-feira, 29 de Março de 2019, 22:01

Tamanho do texto A - A+

ABRIL

Feijão será um dos destaques da Parecis SuperAgro em dia de campo

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Reprodução/Internet

feijão

 

A cultura do feijão em Mato Grosso aos poucos vem ganhando destaque em meio às lavouras. Estimativa da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) aponta para a safra 2018/2019 uma área semeada de 259,5 mil hectares e uma produção estimada em mais de 354 mil toneladas. A cultura está entre os temas a serem abordados durante a 12ª Parecis SuperAgro em Campo Novo do Parecis no próximo dia 09 de abril em um dia de campo.

O feijão é uma cultura de três safras e na região do Chapadão do Parecis os produtores rurais estão apostando nas lavouras de feijão como segunda e até terceira safra.

No dia 09 de abril o feijão será assunto de um dia de campo na Parecis SuperAgro. Serão quatro palestras que levarão aos agricultores informações sobre doenças de solo do feijão, mercado, variedades e pulses e nutrição vegetal, proferidas por especialistas da Embrapa Goiás, Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) e da Satis. O evento será das 7h30 às 10h30, na fazenda Dois Irmãos, em Campo Novo do Parecis.

“Com o preço instável de outras variedades, além de problemas como pragas e doenças, é preciso fazer rotação de cultura. O feijão está se encaixando nesta rotatividade na nossa região, tanto como rotação como também como opção de terceira safra, especialmente para quem tem pivô nas lavouras”, explica Jonas Iapp, vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

Segundo ele, o feijão tem algumas particularidades, como o gosto pela chuva, “mas não tanto”. “Normalmente, a safra é feita entre final de janeiro e início de março. O ciclo é curto, então é possível aproveitar bem. O manejo é que precisa ser bem cuidadoso porque, com o excesso de umidade, prolifera muito as doenças fúngicas”, diz Jonas.

O dia de campo sobre feijão tem inscrição gratuita, que deve ser realizada na hora do evento.

 

*Com assessoria de imprensa Parecis SuperAgro

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Preencha o formulário abaixo:

Leia mais sobre este assunto: